sexta-feira, 20 de agosto de 2010
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Projeto: Folclore brasileiro
OBJETIVOS: - Ampliar o conceito do folclore e pesquisar as manifestações culturais brasileiras;
- Reconhecer a importância do folclore em nossa cultura;
- Estimular o gosto pelas manifestações culturais;
- Desenvolver habilidades de pesquisa, leitura e escrita de textos.
Iniciei uma sondagem sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema folclore e registrei na lousa. Após fomos ao ATE para realizar pesquisa e leitura de diferentes textos informativos, recreativos e literários e os alunos registraram no rascunho. Em sala de aula os alunos produziram um texto-resumo sobre o que foi pesquisado. Assistimos vídeos de lendas folclóricas após os alunos recontaram para os demais colegas. Os alunos pesquisaram em casa sobre o folclore usando: livros, revistas, Internet e entrevistas com pessoas idosas para registrar o conhecimento popular através dos depoimentos colhidos. Fizemos também um mural folclórico com as imagens trazidas pelos alunos e professora.
- Reconhecer a importância do folclore em nossa cultura;
- Estimular o gosto pelas manifestações culturais;
- Desenvolver habilidades de pesquisa, leitura e escrita de textos.
Iniciei uma sondagem sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema folclore e registrei na lousa. Após fomos ao ATE para realizar pesquisa e leitura de diferentes textos informativos, recreativos e literários e os alunos registraram no rascunho. Em sala de aula os alunos produziram um texto-resumo sobre o que foi pesquisado. Assistimos vídeos de lendas folclóricas após os alunos recontaram para os demais colegas. Os alunos pesquisaram em casa sobre o folclore usando: livros, revistas, Internet e entrevistas com pessoas idosas para registrar o conhecimento popular através dos depoimentos colhidos. Fizemos também um mural folclórico com as imagens trazidas pelos alunos e professora.
quarta-feira, 14 de julho de 2010
sábado, 3 de julho de 2010
Projeto: Refletindo sobre a história jaraguaense
A escola é uma instituição que deve promover diferentes situações de aprendizagem. Tendo em mente que o museu pode ser um meio produção de conhecimento, ambiente rico para a apropriação do saber, fizemos uma viagem de estudos ao Museu Histórico Emílio da Silva, Morro da Boa Vista e Museu do Parque Malwee. Os alunos puderam descobrir como viviam os primeiros colonizadores que aqui chegaram em Jaraguá do Sul e puderam também fazer um paralelo entre o modo de vida no passado e o presente. Fizemos diversas atividades sobre a viagem: Relatório, pesquisa, desenho, acróstico, atividades no caderno e exposição das fotos da viagem.
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Considerações sobre a unidade 2
Foi uma etapa bem intensa. Tivemos que fazer a leitura de textos muito densos e com uma linguagem de difícil compreensão. Fazer a produção do slide com os alunos foi muito desgastante, porém ao ver o trabalho pronto dá vontade de iniciar outro. O tempo dado para a realização de todas essas atividades foi bom.
Assinar:
Postagens (Atom)



