sábado, 5 de setembro de 2009

A pedra no caminho
Conta-se que um rei viveu num país além-mar, muito tempo atrás. Era muito sábio e não poupava esforços para ensinar bons hábitos a seu povo.
Frequentemente fazia coisas que pareciam estranhas e inúteis; mas tudo que fazia era para ensinar o povo a ser trabalhador e cauteloso.
Uma noite, enquanto todos dormiam, ele pôs uma enorme pedra na estrada e esperou para ver o que acontecia.
Primeiro veio um fazendeiro com uma carroça carregada de sementes que levava para a moagem na usina.
- Quem já viu tamanho descuido? Por que esses preguiçosos não mandam retirar essa pedra da estrada? Disse ele contrariado, enquanto desviava sua carroça e contornava a pedra.
E continuou reclamando da inutilidade dos outros, mas sem ao menos tocar, ele próprio, na pedra.
Logo depois, um jovem soldado veio cantando pela estrada. A longa pluma de seu quepe ondulava na brisa e uma espada reluzente pendia da sua cintura. Ele pensava na maravilhosa coragem que mostraria na guerra e não viu a pedra, mas tropeçou nela e se estatelou no chão poeirento.
Ergueu-se, sacudiu a poeira da roupa, pegou a espada e enfureceu-se com os preguiçosos que insensatamente haviam largado aquela pedra imensa na estrada. Então, ele também se afastou sem pensar uma única vez que ele próprio poderia retirar a pedra.
E assim correu o dia... Todos que poe ali passavam, reclamavam e resmungavam por causa da pedra no meio da estrada, mas ninguém a tocava.
Finalmente, ao cair da noite, a filha do moleiro por lá passou. Era muito trabalhadora e estava cansada, pois desde cedo andava ocupada no moinho, mas disse a si mesma:
- Já está escurecendo, alguém pode tropeçar nesta pedra e se ferir gravemente. Vou tirá-la do caminho.
E tentou arrastar dali a pedra.Era muito pesada, mas a moça empurrou, empurrou e puxou, até que conseguiu retirá-la do lugar. Para sua surpresa, encontrou uma caixa debaixo da pedra. Pegou-a. Era pesada, pois estava cheia de alguma coisa. Havia na tampa os seguintes dizeres:"Esta caixa pertence a quem retirar a pedra". Ela abriu e descobriu que estava cheia de ouro.
O rei apareceu e disse com carinho:
- Minha filha, com frequência encontramos obstáculos no caminho. Podemos reclamar em alto e bom som enquanto nos desviamos deles, se assim preferirmos, ou podemos erguê-los e descobrir o que eles significam. A decepção, normalmente, é o preço da preguiça.
Então, o sábio rei montou em seu cavalo e com um delicado boa noite", retirou-se.
(Autor desconhecido)

Muitas pedras encontramos ao longo de nossa vida. Umas retiramos, outras não. Aquelas que não retiramos reclamamos muito por estarem ali, que não fomos nós que colocamos e também não temos tempo para retirá-la, porém esquecemos que por ali passam pessoas queridas e que essa pedra poderá machucá-las. Não perca a oportunidade de ajudar alguém e a si próprio ,da próxima vez que surgir uma pedra em seu caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário